quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Dentinho Porcalhão na Fábrica da Mastigação

O Dentinho Porcalhão na Fábrica da Mastigação

O livro para colorir “O Dentinho Porcalhão na Fábrica da Mastigação” de autoria de Sgrinhelli & Almeida tem sido utilizado como material auxiliar didático em escolas e consultórios dentários  para a prevenção das doenças bucais na infância . Ele tem como objetivo mostrar às crianças e aos pais a inter-relação existente entre as nossas emoções e a saúde bucal. A história é baseada nas descobertas de Norberto Keppe, que explica que o aspecto essencial da vida é a ação real, isto é, ação dirigida para a bondade, beleza e verdade, em harmonia com a essência do ser humano. Baseando-se também no livro “A Cura Pela Consciência” de Cláudia B.S. Pacheco, vice-presidente da SITA, esta história ilustra a causa e a prevenção das cáries dentárias numa perspectiva psicológica única, mostrando à criança como obter saúde bucal.
Este livro ajuda a criança a perceber a importância dos cuidados com os dentes e também como o afeto, o estudo e o trabalho são essenciais para nossa vida.
Na boca, assim como noutras partes do nosso corpo, há muitas bactérias que vivem em perfeita harmonia com o organismo. Estes microorganismos – “As Bacts Amorosas”_ são essenciais para a saúde da boca. Estas bactérias estão sempre em ação para lembrar que o sentimento de amor é diretamente ligado à ação. Por isso, as pessoas mais afetivas realizam mais, dentro da ação boa, bela e real.
 As crianças (e os adultos) trocam constantemente os verdadeiros valores da vida por outros como, por exemplo, acham que sentir amor, estudar e trabalhar é desagradável e aborrecido. Preferem acreditar que as fantasias (inação) trazem felicidade. Com esta inversão, as crianças recusam a tomar banho, a escovar os seus dentes e, em casos extremos, também rejeitam os alimentos. Esta conduta está na base das doenças bucais e de outras moléstias.
A raiva, o medo e a preguiça são atitudes que a criança adota devido à inveja e inversão psicológica; atitudes estas que definitivamente levam a um desequilíbrio neuro-hormonal e imunológico do organismo. Em tais condições algumas bactérias deixam de ser amorosas e passam a ser as “Bacts Invejosas” – como são chamadas nesta história, causam cáries, inflamação da gengiva, aftas e até mal hálito.
Com isso a criança aprende que sempre que, ao invés de brecarmos, consentirmos a raiva, podemos ficar por muito tempo com a boca seca e causar doenças bucais.
 Ao contrário da raiva, o amor é o sentimento ligado à saúde, que pode curar tumores e outras doenças orgânicas e também pode brecar o desenvolvimento da cárie (o que acontece com as cáries crônicas)
Na história deste livro, o Dentinho Porcalhão percebeu que se prejudicou , porque não aceitou o amor na sua vida. Além dessa conscientização a criança é ajudada a perceber que ver os seus problemas e corrigi-los é a única maneira de obter uma vida saudável e feliz.

Todos sabemos que a educação que recebemos na infância é, fundamental para nossa saúde física e psíquica, daí a importância de uma boa orientação para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário