Aplicação prática do trabalho psico-sócio-educativo trilógico
A maioria das crianças que conhece o livro do Dentinho Porcalhão se
identifica com o personagem e através dessa conscientização passa a adotar
hábitos melhores Essa conscientização vem sendo aplicada em consultórios
dentários, em escolas e instituições com
excelentes resultados .
Como nos casos das crianças B. A,
C.C., S. C. e T.S, de 5 anos que não gostavam de escovar os dentes e depois
da consulta dentária para prevenção eles ganharam o livro “O Dentinho Porcalhão
na Fabrica da Mastigação e seus pais relataram que eles passaram
a cuidar melhor dos seus dentes e a aceitar a escovação .
O menino D.B. de 4 anos fazia muitas birras na hora de escovar os
dentes, tomar banho , se vestir, etc.. Quando viu o desenho do Dentinho
Porcalhão todo machucado ele se identificou com o personagem e resolveu parar com suas birras .
A seguir vou apresentar os resultados obtidos em algumas das inúmeras escolas em várias regiões do Brasil
onde foi utilizado o livro “O Dentinho Porcalhão na Fábrica da
Mastigação” com o método de
prevenção das doenças bucais através da conscientização keppeana .
Na Escola de Educaçao Infantil “Primeiro
de Maio”, o livro foi utilizado em sala de aula para mais de
100 crianças , com idade entre 2 e 6 anos juntamente com uma explicação sobre
higiene oral , roda de conversa e conscientização sobre saúde bem como em
dois dias de atividade sobre o Corpo Humano, preparando para a Feirinha de
Ciências e Saúde , em 2009 . As crianças ficaram
sensibilizadas com a história. O Livro contribuiu muito para
o processo de conscientização dos alunos no que diz respeito aos cuidados
com os dentinhos e importância para a saúde em geral, que era o
objetivo da atividade. A maioria
dos alunos conscientizou sobre a importância da saúde bucal e sua relação
com nossas emoções.
Na Escola de
Recreação Infantil “Castelo dos Sonhos” as crianças tinham idade entre 2 e 6
anos , de 30 a 50 crianças. O livro foi utilizado em sala de aula
juntamente com uma atividade de pintura, roda de conversa e teatrinho do
Dentinho Porcalhão e foi feito um trabalho para conscientizar as
professoras . As professoras
perceberam a inversão que temos em relação ao que é bom, e ao próprio trabalho
também. Com essa percepção ficou mais fácil lidar com as crianças (que também têm
essa inversão), e com as colegas de equipe. As crianças gostaram muito do
teatrinho onde eles se identificaram com o Dentinho Porcalhão. E depois da roda
de conversa as crianças comentaram sobre não querer escovar os dentes. Os alunos conscientizaram sobre a
importância da saúde bucal e sua relação com nossas emoções .
No Projeto Crescer com Arte em Cambuquira – Saúde Bucal, o livro foi
utilizado no consultório dentário para crianças de 2 a 12 anos juntamente com uma explicação
sobre higiene oral, conscientização sobre saúde e roda de conversa , com aproximadamente 65
crianças pela dentista Monica Silveira .As crianças captaram muito bem os conceitos de inveja e sua relação
com os dentes cariados e o amor e sua relação com o cuidado com os dentes,
porém deve-se repetir várias vezes os conceitos nas consultas. Os pais relataram que depois
dessa conscientização as crianças começaram a escovar mais os dentes
espontaneamente e também notam que as crianças “deram birra” por um
período menor comparado ao período antes da conscientização. Outro fato
que chamou a atenção é que as crianças começaram a gostar de ir às consultas no
dentista.
Na Escola Municipal Nelson Rezende de Três Corações, MG, a Prof. Andrea Diniz aplicou com crianças de
mais de 6 anos em sala de aula juntamente com uma explicação
sobre higiene oral e roda de
conversa para aproximadamente 30
crianças e observou que “O livrinho despertou nas crianças o
interesse sobre os cuidados dos dentes, e que facilitou o entendimento do
assunto” . Os alunos conscientizaram sobre a importância da saúde bucal e sua
relação com nossas emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário