quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Dentinho Porcalhão na escolas infantis - prevenção das doenças bucais

Aplicação prática do trabalho psico-sócio-educativo trilógico

A maioria das crianças que conhece o livro do Dentinho Porcalhão se identifica com o personagem e através dessa conscientização passa a adotar hábitos melhores Essa conscientização vem sendo aplicada em consultórios dentários, em escolas e instituições  com excelentes resultados .
Como nos casos das crianças  B. A, C.C., S. C.  e T.S, de 5 anos  que não gostavam de escovar os dentes e depois da consulta dentária para prevenção eles ganharam o livro “O Dentinho Porcalhão na Fabrica da Mastigação e seus pais relataram que eles  passaram  a cuidar melhor dos seus dentes e a aceitar a escovação .

O menino D.B. de 4 anos fazia muitas birras na hora de escovar os dentes, tomar banho , se vestir, etc.. Quando viu o desenho do Dentinho Porcalhão todo machucado ele se identificou com o personagem  e resolveu parar com suas birras .
A seguir vou apresentar os resultados obtidos em algumas das inúmeras  escolas em várias  regiões  do Brasil  onde foi utilizado o livro “O Dentinho Porcalhão na Fábrica da Mastigação”  com o método  de  prevenção das doenças bucais através da conscientização keppeana .
Na Escola de Educaçao Infantil  “Primeiro de Maio”,  o livro  foi utilizado em sala de aula para mais de 100 crianças , com idade entre 2 e 6 anos juntamente com uma explicação sobre higiene  oral , roda de conversa e conscientização sobre saúde bem como em dois dias de atividade sobre o Corpo Humano, preparando para a Feirinha de Ciências e Saúde , em 2009 . As crianças  ficaram  sensibilizadas  com  a  história. O Livro contribuiu muito para o processo de conscientização dos alunos  no que diz respeito aos cuidados com  os dentinhos e importância  para a saúde em geral, que era o objetivo  da atividade.  A maioria dos alunos conscientizou  sobre a importância da saúde bucal e sua relação com nossas emoções.
Na Escola de Recreação Infantil “Castelo dos Sonhos” as crianças tinham idade entre 2 e 6 anos , de 30 a 50 crianças. O livro foi utilizado em sala de aula juntamente  com uma atividade de pintura, roda de conversa e teatrinho do Dentinho Porcalhão e foi feito um trabalho para conscientizar as professoras  .  As professoras perceberam a inversão que temos em relação ao que é bom, e ao próprio trabalho também. Com essa percepção ficou mais fácil lidar com as crianças (que também têm essa inversão), e com as colegas de equipe. As crianças gostaram muito do teatrinho onde eles se identificaram com o Dentinho Porcalhão. E depois da roda de conversa as crianças comentaram sobre não querer escovar os dentes.  Os alunos conscientizaram  sobre a importância da saúde bucal e sua relação com nossas emoções .

No Projeto Crescer com Arte em Cambuquira – Saúde Bucal, o livro foi utilizado no consultório dentário para crianças de  2 a 12 anos juntamente com uma explicação sobre higiene  oral, conscientização sobre saúde e  roda de conversa , com aproximadamente 65 crianças pela dentista Monica Silveira .As crianças captaram  muito bem os conceitos de inveja e sua relação com os dentes cariados e o amor e sua relação com o cuidado com os dentes, porém deve-se repetir várias vezes os conceitos nas  consultas.  Os pais relataram que depois dessa conscientização as crianças começaram a escovar mais os dentes espontaneamente e também notam que as crianças “deram birra” por um período menor comparado ao período antes da conscientização. Outro fato que chamou a atenção é que as crianças  começaram a gostar de ir às consultas no dentista. 
        

Na Escola Municipal Nelson Rezende  de Três Corações, MG, a  Prof. Andrea Diniz aplicou com crianças de mais de 6 anos  em  sala de aula juntamente com uma explicação sobre higiene oral e  roda de conversa  para aproximadamente 30 crianças  e observou que  “O livrinho despertou nas crianças o interesse sobre os cuidados dos dentes, e que facilitou o entendimento do assunto” . Os alunos conscientizaram sobre a importância da saúde bucal e sua relação com nossas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário